TPC de matemática
Na quinta feira o Bernardo trouxe trabalhos de casa de matemática - há que tempos que ele não tinha tpc.
Pediu-me ajuda de imediato. Porque era matemática.
Quando pus os olhos no livro fiquei em pânico.
Ok... Senti-me mal. Burra até.
O miúdo trazia duas fichas sobre fracções para fazer!!
Para começar: matemática nunca foi o meu forte - era uma aluna mediana nesta disciplina. Depois tenho sérias dúvidas que, na minha altura, aprendêssemos fracções na 3ª classe (ou 3º ano, como preferirem). Sinceramente acho que é começar a complicar demais a cabeça a miúdos que ainda mal sabem fazer contas de dividir. E para concluir esta minha indignação, eu comecei a ter um ódiozinho de estimação pela matemática precisamente quando comecei a aprender fracções. Vá... não foi bem quando comecei. No inicio até se faz - mesmo que este meu cérebro das letras prefira mil vezes aprender uma língua qualquer, por muito estranha que pareça! - mas quando se lembram de começar a complicar com os sistemas (Oh my God, os sistemas)... anulo-me completamente. Assumo! Chamem-me o que quiserem. É muita mistura de números e letras e sinais... e tudo, e tudo, e tudo.
Bem, isto para vos dizer que, como devem já estar a calcular, bloqueei completamente quando vi os exercícios sobre fracções. Não sabia o que dizer à criança e fiz os possíveis para raciocinar e puxar pela "caximónia" para tentar ajudá-lo.
Começámos pelos exercícios mais básicos - eu acho que estava a tentar ensinar-me a mim própria! Ainda assim não estava muito segura do que estava a fazer e claro... qual a melhor solução para tudo em pleno século XXI? Internet - óbvio! E no Youtube encontramos sempre exemplos práticos que são do melhor!
Consegui esclarecer algumas dúvidas que eu própria tinha e lá fui ajudando o Bernardo. A meio da segunda ficha já fazíamos os exercícios com uma perna às costas. Ou não!
Mas devagar, devagarinho e com a Maria Inês a berrar porque queria o lápis do irmão, a borracha do irmão, escrever no livro do irmão, queria que eu olhasse para ela, que falasse com ela (entretanto já estão a imaginar o filme de terror que foi eu a tentar raciocinar no meio desta confusão e a tentar explicar alguma coisa ao Bernardo)... lá fizemos duas fichas e o miúdo tinha os exercícios todos corretos!
Entretanto, hoje, já fizemos mais duas fichas. Sobre fracções!
Pediu-me ajuda de imediato. Porque era matemática.
Quando pus os olhos no livro fiquei em pânico.
Ok... Senti-me mal. Burra até.
O miúdo trazia duas fichas sobre fracções para fazer!!
Para começar: matemática nunca foi o meu forte - era uma aluna mediana nesta disciplina. Depois tenho sérias dúvidas que, na minha altura, aprendêssemos fracções na 3ª classe (ou 3º ano, como preferirem). Sinceramente acho que é começar a complicar demais a cabeça a miúdos que ainda mal sabem fazer contas de dividir. E para concluir esta minha indignação, eu comecei a ter um ódiozinho de estimação pela matemática precisamente quando comecei a aprender fracções. Vá... não foi bem quando comecei. No inicio até se faz - mesmo que este meu cérebro das letras prefira mil vezes aprender uma língua qualquer, por muito estranha que pareça! - mas quando se lembram de começar a complicar com os sistemas (Oh my God, os sistemas)... anulo-me completamente. Assumo! Chamem-me o que quiserem. É muita mistura de números e letras e sinais... e tudo, e tudo, e tudo.
Bem, isto para vos dizer que, como devem já estar a calcular, bloqueei completamente quando vi os exercícios sobre fracções. Não sabia o que dizer à criança e fiz os possíveis para raciocinar e puxar pela "caximónia" para tentar ajudá-lo.
Começámos pelos exercícios mais básicos - eu acho que estava a tentar ensinar-me a mim própria! Ainda assim não estava muito segura do que estava a fazer e claro... qual a melhor solução para tudo em pleno século XXI? Internet - óbvio! E no Youtube encontramos sempre exemplos práticos que são do melhor!
Consegui esclarecer algumas dúvidas que eu própria tinha e lá fui ajudando o Bernardo. A meio da segunda ficha já fazíamos os exercícios com uma perna às costas. Ou não!
Mas devagar, devagarinho e com a Maria Inês a berrar porque queria o lápis do irmão, a borracha do irmão, escrever no livro do irmão, queria que eu olhasse para ela, que falasse com ela (entretanto já estão a imaginar o filme de terror que foi eu a tentar raciocinar no meio desta confusão e a tentar explicar alguma coisa ao Bernardo)... lá fizemos duas fichas e o miúdo tinha os exercícios todos corretos!
Entretanto, hoje, já fizemos mais duas fichas. Sobre fracções!
Quem é fã de matemática por aí?
Eu nunca fui fã de matemática.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
És das minhas 😉
EliminarBeijinhos
Aqui foi igual ..Assustei me com a matéria da 2ª classe....Fracçoes pelo que me lembro era no 5º,6º ano que davamos mas sobre isso ate os professores se queixam...como eu te compreendo.... lol
ResponderEliminarOs programas curriculares estão completamente diferentes!
EliminarBeijinhos 😉
Eu adoro matemática :D
ResponderEliminarBeijinhos,
Melissa Sousa | Fábrica de Temperos
'A MINHA FILHA DEITOU FORA A BARBIE CURVILÍNEA'
Maluca!! 😁😁
EliminarComo compreendo o teu pânico. :D
ResponderEliminarAssim não me sinto sozinha!
Eliminar