TPC de matemática

Na quinta feira o Bernardo trouxe trabalhos de casa de matemática - há que tempos que ele não tinha tpc.

Pediu-me ajuda de imediato. Porque era matemática.
Quando pus os olhos no livro fiquei em pânico.
Ok... Senti-me mal. Burra até.
O miúdo trazia duas fichas sobre fracções para fazer!! 


Para começar: matemática nunca foi o meu forte - era uma aluna mediana nesta disciplina. Depois tenho sérias dúvidas que, na minha altura, aprendêssemos fracções na 3ª classe (ou 3º ano, como preferirem). Sinceramente acho que é começar a complicar demais a cabeça a miúdos que ainda mal sabem fazer contas de dividir. E para concluir esta minha indignação, eu comecei a ter um ódiozinho de estimação pela matemática precisamente quando comecei a aprender fracções. Vá... não foi bem quando comecei. No inicio até se faz - mesmo que este meu cérebro das letras prefira mil vezes aprender uma língua qualquer, por muito estranha que pareça! - mas quando se lembram de começar a complicar com os sistemas (Oh my God, os sistemas)... anulo-me completamente. Assumo! Chamem-me o que quiserem. É muita mistura de números e letras e sinais... e tudo, e tudo, e tudo.

Bem, isto para vos dizer que, como devem já estar a calcular, bloqueei completamente quando vi os exercícios sobre fracções. Não sabia o que dizer à criança e fiz os possíveis para raciocinar e puxar pela "caximónia" para tentar ajudá-lo. 
Começámos pelos exercícios mais básicos - eu acho que estava a tentar ensinar-me a mim própria! Ainda assim não estava muito segura do que estava a fazer e claro... qual a melhor solução para tudo em pleno século XXI? Internet - óbvio! E no Youtube encontramos sempre exemplos práticos que são do melhor!

Consegui esclarecer algumas dúvidas que eu própria tinha e lá fui ajudando o Bernardo. A meio da segunda ficha já fazíamos os exercícios com uma perna às costas. Ou não! 
Mas devagar, devagarinho e com a Maria Inês a berrar porque queria o lápis do irmão, a borracha do irmão, escrever no livro do irmão, queria que eu olhasse para ela, que falasse com ela (entretanto já estão a imaginar o filme de terror que foi eu a tentar raciocinar no meio desta confusão e a tentar explicar alguma coisa ao Bernardo)... lá fizemos duas fichas e o miúdo tinha os exercícios todos corretos!

Entretanto, hoje, já fizemos mais duas fichas. Sobre fracções!







Quem é fã de matemática por aí?

Comentários

Enviar um comentário

Diz-nos o que achaste. O teu comentário é sempre bem-vindo.
Obrigada pela visita!

Mensagens populares